segunda-feira, 23 de janeiro de 2012

A Incrível História da Nintendo.

Olá, pessoas!
Vocês devem ter percebido que eu sou um fã louco da Nintendo, e ao longo dos meus posts sobre os jogos da Nintendo e até sobre a própria empresa, eu fiquei curioso pra saber como isso tudo surgiu, e decidi pesquisar sobre. O resultado foi completamente imprevisível e incrível, eu sinceramente nunca esperava que a Nintendo já foi uma empresa de arroz instantâneo, e que a empresa fez realmente jus ao nome, que significa "Deixe o destino para o Céu".


Aqui vai!



1889 - A Nintendo foi criada por Fusajiro Yamauchi, no Japão. Nintendo significa um provérbio jâpones "Deixe o destino para o céu", como se Nintendo fosse um dádiva divina, uma benção, pórem a nintendo antes era só uma empresa medíocre que vendia cartas de um baralho jâpones chamado Hanafuda.

Placa da loja da Nintendo, da época que eles vendiam cartas de baralho.
Década de 50 - Quem assume a Nintendo agora é Hiroshi Yamauchi e ele fez parceria com a Disney para produzir cartas stampadas com os personagens.


Década de 60 - A empresa criou uma companhia alimentícia que vendia arroz instantânio, - Incrível, não? -  criou redes de TV e até motéis. Nessa época, os alicerces da Nintendo começavam a ruir, e a empresa estava à beira da falência.
Arroz Nintendista -n

Década de 70 - Essa foi uma das décadas mais importantes, pois a Nintendo entrou de cabeça no ramo dos videogames já que o Atari estava fazendo sucesso e a Nintendo falindo, então resolveram criar um aparelho eletronico que rodavam jogos, chamado : Game & Watch

Game & Watch!

Década de 80 - Em 81 a Nintendo lança Donkey Kong, um jogo onde você é um personagem que se chamava Jumpman, e tinha que salvar a sua namorada de um gorila. Foi produzido por um designer chamado Shigeru Myiamoto que não entendia nada do assunto, mas mesmo assim acabou dando origem a dois dos personagens mais importantes da Nintendo, Donkey Kong e Mario. Em 83 foi lançado o NES (Nintendo Entertainment System) e ele foi o que salvou a Nintendo, pois vendeu cerca de 60 milhões de unidades.

A Nintendo foi líder mundial no ramo, nessa época em vez de chamar o videogame de console, chamavam de Nintendo, é como se você chamar todo achocolatado de Nescau, E em 89 a Nintendo lançou seu primeiro console portátil: Game Boy, que deu início a franquia Pokémon que é muito famosa até hoje, pórem ganhou um concorrente. A SEGA e o seu MegaDrive.
Nintendo Game Boy
(O Gabriel do blog tem uma dessas relíquias!)


NES - Nintendo Entertainment System, "Nintendinho", Nintendo 8-Bits

1990 - 1991 - Por causa do Mega Drive, a Nintendo em 90 chegou a cair em cerca de 95% de domínio das vendas dos conseles para 35%. Em resposta a isso, em 91, a Nintendo lança o Super NES e os jogos "Super Mario World", "Street Fighter II", "The Legend of Zelda: A Link to the Past", "Donkey Kong Country" e a série "Final Fantasy", recuperando sua liderança em vendas de consoles e jogos de um jeito avassalador.

SNES - Super Nintendo, Super NES.

1992 - 1999 -  Em 95 a Nintendo anuncia o novo console, o Nintendo 64 e a Sony, que já era bem famosa, lança o Playstation. Como o Playstation usava CDs e a Nintendo cartuchos, (pois diminuia o tempo que o jogo ficava carregando) as empresas preferiam trabalhar com a Sony. O Nintendo 64 foi lançado em 96 mas foi superado pelo Playstation e o Sega Saturn, mas no EUA o Nintendo 64 ficou em 2º lugar atrás do Playstation. Em 96 a Nintendo também lançou o Game Boy Pocket que era menor que o original, mas trazia os jogos de Pokémon que trouxe uma boa renda para Nintendo. Em 98 a Nintendo lança o Game Boy Color e em 98 também morre Gunpei Yokoi, o homem que levou a Nintendo para era digital.
Essa foi uma época muito importante para a empresa.


Nintendo 64!
2001 - A Nintendo lança o Nintendo GameCube que sofreu a forte concorrência do Playstation 2 e do Xbox. E em 2001 a Nintendo lançou o Gameboy Advance que foi substituido pelo Game Boy Advance SP.
O PS2 venceu essa disputa devido aos altos índices de pirataria que acabaram por popularizar o console.
Game Boy Advance, um verdadeiro avanço na época!
Game Cube, vocês já sabiam, lol



2004 - Em 2004 a Nintendo lança o Nintendo DS (um console portátil) que trouxe inovações para os videogames que foi duas telas sendo uma touch screen, mas ele ganhou um concorrênte também que foi o PlayStation Portable (PSP). e em 2005 a Nintendo lança o Game Boy Micro.
Game Boy Micro e DS


2006 - A Nintendo lança o Nintendo Wii que trás um controle inovador, que intercepta os movimentos do jogador, mas no Wii a Nintendo não investiu muito nos gráficos e teve concorência do Xbox 360 e do Playstation 3 que tinham gráficos muito bons. Ela lançou também neste ano o Nintendo DS Lite que só era um pouco mais fino e com um design diferente do Nintendo DS.

Nintendo Wii!


2008 - Nintendo lança Nintendo DSi que é mais fino qua o Nintendo DS Lite, e tem a tela um pouco mais larga, além de duas câmeras com 3 megapixels, uma na frente e outra atrás.
As câmeras são usadas pra jogos interativos.

Nintendo DSi LL que tem a tela maior ainda, essa linha tracejada representa a tela do DSi que já é maior que a do DS Lite

2010 - Nintendo lança o Nintendo 3DS que faz com que a pessoa perceba os efeitos em 3D mesmo sem óculos.
O aclamado e curioso 3DS!


2011 - Na E3 de 2011 foi anunciado o novo console da Nintendo: o Wii U, que promete ter gráficos superiores aos do Playstation 3 e Xbox 360, além de seu novo controle que conta com uma tela de 6 polegadas touch screen.
Todas as informações sobre esse novo console da Nintendo e todas as suas promessas e especificações já foram citadas no nosso post sobre ele, o Wii-U!

O revolucionário Wii-U.

É isso galera, a Nintendo comemora esse ano 123 anos, e agora sabemos que essa empresa genial, que achou refúgio no mundo dos games, já tentou de tudo para se manter, de cartas de baralho até arroz instantâneo e uma rede de TV.
Do fracasso dos anos 50 até o sucesso de hoje em dia, esse é um exemplo de empresa que conseguiu o sucesso Deixando o destino para o céu.
E também com muito suor!

Obrigado, galera!
Comentem!


Nenhum comentário:

Postar um comentário